Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://chadasduas.blogs.sapo.pt

Moda dos Sumos

Moda dos sumos "verdes" ((Green Juices ))

 

 ... Depois de ler e estudar algumas vantagens Vs desvantagens destes sumos de fruta e legumes... ((sim às vezes dedico-me a essas coisas.. ahahah )) Deixo-vos um "apanhado do que aprendi"..

 

Vantagens ... {#emotions_dlg.default} A facilidade que é beber um sumo para onde se atiram todos os legumes, frutas e vegetais que não temos tempo/paciência/vontade para consumir todos os dias... podem pôr tudo o que quiserem, a fruta corta o sabor dos legumes.

Estes sumos podem ser uma excelente alternativa para quem não tem a rotina de consumir a quantidade recomendada de frutas e vegetais diariamente.

Torna-se num método prático, cómodo e acima de tudo saboroso incluir estes alimentos e todos os seus contributos nutricionais.

 

O facto de incluirmos as frutas e vegetais crus permite que não haja a perda de uma série de elementos nutricionais mais sensíveis na água de cozedura (muitas vezes descartada) ou quando sujeitas às elevadas temperaturas dos vários tipos de confecção.

 

Atenção que a adopção destes sumos funcionais no nosso dia-a-dia não descartam a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, NÃO devendo ser adoptados como substituto de refeição de forma continuada e/ou prolongada.

Acima de tudo, a alimentação deve ser variada e completa, não se devendo cingir a alimentação exclusivamente aos sumos.

 

O que eu entendi como Desvantagens... {#emotions_dlg.blushed}

 

As vitaminas e os nutrientes oxidam facilmente (em contacto com a luz e o ar), portanto o sumo tem de ser preparado e bebê-lo logo após a preparação.

Não beber o Sumo Verde com alimentos, de preferência deve ser bebido em jejum. Quando combinado com alimentos, a digestão torna-se mais lenta e difícil e pode levar a distúrbios gastrointestinais como flatulência, cólicas, enfartamento.

 

A fruta e os vegetais têm fibras que são saciantes e necessárias para o nosso organismo, e que são importantes na nossa digestão, portanto, beber os vegetais e as frutas não é o mesmo que comê-los.

Sumos de Fruta e Sumos de Legumes não são a mesma coisa. O nosso corpo consegue lidar bem com a frutose da fruta, pois as frutas têm bastante fibra, que regula a digestão e a absorção dos açúcares. O problema é que a fibra dos frutos não passa para o sumo e aí estamos apenas a consumir o açúcar da fruta. E a frutose venha dos doces ou da fruta é percepcionada pelo nosso fígado como igual, sendo transformada em gordura. Por isso, é que a ingestão de sumos de fruta aumenta o risco de diabetes tipo II, enquanto que consumir a fruta inteira baixa esse risco.

 

Portanto, cuidado com a fruta em demasia.

Frutas com baixos níveis de frutose ( logo, as mais indicadas para adicionar ao sumo): amoras, morangos, framboesas, pêssegos, mirtilos, limão, tangerinas, kiwis, maracujá, abacate.

Frutas com alto de teor de frutose (portanto,  a evitar nos sumos verdes ou limitar a quantidade! ): maçã, manga, papaia, pêra, melancia, dióspiros, cerejas.

 ------------------------

Cheguei à conclusão que É IMPORTANTE saber que beber os legumes e frutas não é igual a comê-los. O que é importante em tudo na vida é o equilíbrio e a moderação pois as obsessões nunca são saudáveis!!

 

Espero ter ajudado com estas dicas... tenham atenção!! Nem tudo o que parece é.. No próximo post coloco algumas receitas e suas vantagens..((Dizem eles )){#emotions_dlg.blink}

----------------------

Beijinhos

Li Aires!