Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://chadasduas.blogs.sapo.pt

Para o ano há mais...



(Já devia de ter escrito este texto á dois dias...)

E foram assim as "festinhas" de Mata do Rei.

A festa não é muito grande e não leva muita gente "de fora da terra", mas traz amigos daquelas gentes. Tem cheirinho “a familiar”. É bom assim!
É um encontro de gerações dos habitantes ( e alguns emigrantes).


Eu, que sempre cresci e habitei (e habito)  noutra terra, acho muitas diferenças no que toca a "festas da aldeia":


- Antes de mais nada, as pessoas. Terras Próximas mas com pessoas e visões bem diferentes. A Forma como os jovens vivem a festa é bem diferente.

- A Festa na Mata do Rei é sempre ao Sábado. (Na Mendiga, é sempre ao Domingo ou no dia da Santa (15 de Agosto) porque ainda é feriado nesse dia.
- Em MR há sempre musica ambiente em toda a aldeia. 

- A hierarquia dos festeiros é bem diferente. Na Mendiga existe: 1 Juiz, 3 Mordomos e 4 Juízas. Na Mata do Rei, existe 1 Juiz, 1 Juíza, pelo menos 1 Imperatriz ( acho eu que é assim o nome), e as "zeladoras" da Capela.

- Os andores das ofertas têm nomes diferentes. Na minha terra, chama-se "Andores" e em Mata do Rei "Fogaças"; A forma de decorar os "Andores/Fogaças" são diferentes.
- No último dia de festa, há sardinhada na Mata do Rei, na Mendiga há Bolos Fritos e Café da Avó. 

- Os Jantares, na Mata do Rei, são servidos em casa das pessoas  (quase todas as pessoas tem alguém a almoçar ou jantar em casa), na Mendiga, a festa tem o seu restaurante (responsabilidade do Juiz da festa)  e opta-se ( algumas pessoas) a irem levar os convidados a festa e jantar por lá.
- Na Mendiga ainda há quermesse e na Mata do Rei já não;
- O peditório na Mata do Rei é feito no dia da festa de manhã pelo Juiz da festa e alguns habitantes acompanhados pela banda Filarmónica seguindo-se da caminhada para ir buscar as Fogaças a casa das festeiras. Na Mendiga, o peditório é feitos nos dias (ou sábados) antes da festa. No dia da festa "apenas" se vai buscar com a banda Filarmónica os andores a casa das Juízas.


Provavelmente haverá muitas mais diferenças, mas ficam aqui alguma, que me fui apercebendo ao longo dos 7 anos de convivência com as duas aldeias.
Seja na Mendiga, seja na Mata do Rei, gosto de ir as festas com toda a pompa e circunstancia.

Venham agora as da Mendiga em Agosto.


 

 

 

 

 

 

 



(Fotos Tiradas por: Sr. Américo Silva e Nuno Santo.)

 

____
By: Olga Ferraria